sábado, 5 de dezembro de 2009

Colônia

Quando a Grácia nos propôs essa tarefa, eu logo pensei: "Tirar fotos tudo bem, mas fazer um vídeo? Ela está querendo demais!" E não é que saiu!!! E eu adorei criá-lo.

A idéia surgiu logo que saí para tirar fotos.

Moro em Bertioga há quatro anos e minha primeira casa na cidade foi ao lado do Sesc (um dos motivos de ter escolhido morar naquele bairro).

Mas com o passar do tempo, percebi o Sesc um local extremamente inacessível. Sempre que comentava isso com alguém, ouvia a resposta: "Mas esse Sesc é diferente dos outros, é uma colônia de férias, as pessoas vem aqui para descansar." E eu pensava: "Tudo bem, entendo, não quero incomodar ninguém. Mas será que num espaço tão grande, não se pode reservar um pedacinho para os moradores?" Com o tempo a resposta foi dada: "Não!!!"

Entrei muitas vezes no Sesc de Santos, algumas nos de São Paulo e mínimas no daqui. Meu sentimento de pertencimento aos outros locais é infinitamente maior. Passei dois anos tentando fazer parte do Sesc Bertioga e dois anos dando uma "banana" a ele.

Foi muito bom quando tive a oportunidade de fazer o curso aqui na minha cidade, no Sesc daqui, conversar com os funcionários daqui, ter acesso ao restaurante daqui, etc.

Esse vídeo é para mostrar como essa colônia é linda, aconchegante, interessante, como sempre foi mostrada. Mas também como uma forma de protesto à falta de pertencimento a esse espaço.

Taí !!!

6 comentários:

  1. Que orgulho: adorei o texto e o vídeo! Falta isso: a gente se revoltar mais vezes e dizer... É isso aí, sabes fazer e tens atitude! Parabéns!!! Quero ver os próximos...!

    ResponderExcluir
  2. Oi Fabiana!

    Achei muito legal o vídeo! Fica muito claro esse seu olhar crítico para o acesso a esse espaço. No primeiro dia de oficina com os adolescentes coincidentemente todos os grupos fizeram vídeos sobre o SESC e com certeza isso tem a ver com essa crítica que você faz, é uma curiosidade grande em relação ao sesc. Acho que seria bacana se a gente conseguisse assistir esses vídeos juntos pra conversar a partir deles!

    Beijos!

    Mariana kz - equipe cala-boca já morreu

    ResponderExcluir
  3. Oi Fabiana!!!
    Parabéns pelo seu trabalho... Gostei mto... pois não deixa de ser a nossa realidade morando aqui em Bertioga!!!!
    Bjusss

    ResponderExcluir
  4. Oi Fabiana,
    Amei teu trabalho... a proposta pressupõe principalmente criatividade, e foi justamente isso que me encantou... na verdade penso que encantou a todos... não sei se estou enganada, mas parece que nasce uma nova fase pra ti... e isso é muito motivador... pra todos nós...
    Até brevíssimo companheira!!!
    Grande beijo!!!

    ResponderExcluir
  5. Fabiana,

    muito bacana o vídeo.
    Ele pode servir como disparador dessa discussão em outros espaços, principalmente agora que o SESC começa a se abrir para a comunidade.

    :)

    ResponderExcluir
  6. Fiquei feliz em saber que podemos conversar sobre a acessibilidade da comunidade em relação ao Sesc Bertioga. E que meu vídeo possa ajudar para que isso aconteça. Mesmo porque está acontecendo: estamos fazendo a oficina lá!!!
    Agradeço os comentários.
    Bjo a todos.

    ResponderExcluir