segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Narradores de Javé: a memória entre a tradição oral e a escrita

A relação entre história e memória é intensa e aparece em sua complexidade que dificulta colocar no papel, no “livro da salvação” as lembranças, as histórias contadas, “as idéias que estão na cabeça”. Aparecem no filme memória e história com suas peculiaridades: a história, filha de memória não pode com ela ser confundida e nem, tampouco há uma linearidade de produção da história como registro de lembrança dos fatos do passado. A memória, matéria prima da história é, como esta, produzida num campo de poder, evidenciados no filme por uma disputa para registrar lembranças de pessoas e famílias de maior prestígio. Le Goff (1996) explica que as sociedades “cuja memória social é, sobretudo oral ou que estão em vias de constituir uma memória coletiva escrita” permitem compreender a luta pelo domínio da memória. Diz também o autor que uma das preocupações dos indivíduos e grupos que dominam as sociedades é de tornarem-se também donos das lembranças e dos esquecimentos.

A memória, entre lembranças e esquecimentos seleciona a partir dos anseios individuais e coletivos do presente, os fatos que devem e podem ser lembrados e ou esquecidos. E, nesse sentido, o filme mostra as diferentes versões do passado, cada uma com sua legitimidade, cada uma forjada por relações de afetos e desafetos: a disputa dos irmãos envolvendo heranças; o herói versus a heroína lembrada pelas mulheres e desconstruída por lembranças masculinas. A disputa por uma memória épica de grandes feitos ou de um passado fracassado reafirma a memória afetiva, “que tem no coração das pessoas um lugar único e especial”, como lembra Carreiro ao comentar o filme.

Baixe o texto de Maria Aparecida Bergamaschi, na íntegra, no site do Museu da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Um comentário:

  1. Narradores de javé

    o filme narradorese de javé conta a história dos moradores de um pequeno vilarejo q lutavam contra a construção de uma usina.os moradores tentam impedi isso contando a memória do pequeno vilerejo.segundo os morradores se tivesse um patrimônio histórico de valor comprovado poderiam impedir a construção da usina.Tentaram nos contar como tudo ocorreu atraves de suas memorias.
    A mensagem que o filme nos passou que é muito importante um povo possuir histórias,porque a memoria mostra quem somos...
    porque se eles tivessem memorias e soubessem contar a história do vilarejo poderiam impedir a construção da hidrelétrica.
    a memoria mostra a indentidade e os costumes de um povo, por isso ela é muito importante.
    esse filme nos ensina a lutar pelos os nossos idéais e que união é muito importante e q devemos lutar até o ultimo minuto.
    alunas: valéria pereira e Airan sueide
    3EMA

    ResponderExcluir